Aspectos neurobiológicos da evolução do comportamento humano

Dr. José Mauro Braz de Lima
jmbl@brainconnect.com.br

Esta brilhante entrevista do Sebastião Salgado, o grande fotógrafo reconhecido no mundo inteiro, com Dráuzio Varela, trata em parte de um relato muito interessante sobre a natureza humana. Ele fala de aspectos comuns do Comportamento Humano peculiar que pode ser observado desde tempos da antiguidade. A partir desse comentário da Sebastião Salgado é que fizemos o comentário abaixo pela perspectiva da Neurociência: “Aspectos neurobiológicos do comportamento e a recente história do homo sapiens”.

Lindo esse depoimento de quem caminhou lugares e culturas e gentes diferentes, e ao mesmo tempo iguais, através dessa nossa breve historia do Homo Sapiens… no planeta Terra. Ocorre que tudo se passa pelo cérebro que vê, cheira, escuta, sente as ameaças,… pensa, sente medo, amor, raiva, amizade, necessita proteger filhos e família, tribos e cidades,… enfim precisam sobreviver. Nosso cérebro só difere dos outros animais, com milhões de anos de idade,… porque possui a fantástica habilidade da linguagem e fala articuladas,…e só com essa sutil diferença com sede no lobo Frontal e pré-frontal, área da linguagem abstrata, que permite imaginar o futuro imaginado, alimentado pelo passado vivido, diante de um presente consciente e desafiador,… é que nós torna o ser humano singular que constrói o da essa narrativa desse incrível trajeto da civilização humana. Naturalmente, para dar conta de toda nossa “insustentável leveza de SER”, foi “previso navegar” e criar tantas histórias e deuses para entender o mundo e nos deixar ao abrigo de tantas questões desconhecidas e ameaçadoras que estão no céu ou na terra, ou no mar, na escuridão da noite ou além das montanhas.

Assim, podemos fazer essa especulação como hipótese da origem possível das representações psíquicas do nosso pensamento desenvolvido pelo menos há mais de 200 mil anos (idade do Homo Sapiens). Contudo nosso cérebro pré-humano tem bem mais do que alguns milhões de anos,… ou de alguns bilhões de anos! Os nossos neurônios enquanto células básicas do nosso cérebro, tem a mesma idade que nossos antepassados de milhões ou de bilhões de anos. Essa é parte pouca conhecida da (pré) evolução humana.

(Prof. José Mauro; Brain Connect, Julho de 2019 – Neurologia/ Neurociência).

Publicado em: 18 de julho de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Grupo de Estudos Avançados das "Ciências do Cérebro na perspectiva de uma visão sistêmica e baseada em evidências das práticas clínicas de Neurologia, de Psiquiatria e de Psicologia".

    Brain Connect-se!